Home Saúde Saúde 20ª a 22ª Semanas de Gravidez
20ª a 22ª Semanas de Gravidez PDF Imprimir E-mail
Sex, 15 de Abril de 2011 15:26

20ª Semana de gravidez

Como se diz, Bem começado é meio caminho andado, são vinte semanas e agora você pode iniciar a sua contagem regressiva para o nascimento. Estes dias você pode preparar um plano de parto, marcando o que você quer que aconteça no momento do parto, plano de compras, e anotando todas as coisas que não deve esquecer. Um plano para o parto te dá segurança e ajuda você a acompanhar todas as situações de emergência. Você também pode começar a relaxar fazendo exercícios de respiração, yoga ou exercícios leves para aliviar o stress.

Se você às vezes perder o fôlego, não se preocupe é porque os pulmões são comprimidos por outros órgãos, verá que ao redor do nono mês, quando o bebê se posicionará em direção ao canal de nascimento, este desconforto desaparecerá.  Seu útero está na altura do umbigo e a pele abdominal começa a esticar, lembre-se sempre de passar creme para evitar estrias. De agora em diante, poderá  sofrer de prurido, esse desconforto é muito comum na gravidez  e  é um sinal de desidratação, por isso não se esqueça de ingerir líquidos e comer frutas e legumes. Mas a causa da coceira pode também depender de problemas no fígado ou intolerância às vitaminas pré-natal, no entanto deve sempre falar com o seu ginecologista.

Nas últimas quatro semanas, seu bebê tem crescido muito e pesa aproximadamente 300 gramas, e é tão longo como uma banana. Agora é grande o suficiente para permitir que você sinta seus movimentos regularmente, vai te fazer companhia durante o dia e alternar momentos de sono com momentos de dança.  Começa a tentar respirar, mesmo que os pulmões não estão maduros e fortes o suficiente para realizar as suas funções fora do útero. Uma lanugem está cobrindo todo o corpo, e os cabelos estão crescendo agora. Agora, seus órgãos estão formados e todos os esforços serão concentrados no seu crescimento.

Sua pele está se tornando mais estruturada e, ao final desta semana começam a formar as diferentes camadas que a compõem. A epiderme possui quatro camadas que contém as linhas de suas impressões digitais, que será exclusivo para o resto de sua vida.

Nesta semana poderá fazer uma ecografia morfológica. Esta ultra-sonografia é muito importante, deve ser realizada por pessoal treinado e equipado com máquinas de alta precisão.  A ecografia Morfológica analisa toda a anatomia fetal e detecta a grande maioria das malformações graves; além disso, permite avaliar os marcadores ecográficos de anomalias cromossômicas e/ou genéticas.
A maioria das anomalias fetais ocorrem no grupo de “baixo-risco”(sem história prévia de anomalia anterior), portanto, a ecografia morfológica deve ser oferecida rotineiramente para todas as mulheres grávidas.

Além da avaliação estrutural realiza-se também a biometria fetal completa, incluindo medidas dos ossos longos, circunferência craniana, circunferência abdominal e todas as relações biométricas.

21ª Semana de gravidez

Você vai se sentir bem nestes dias,  sua barriga ainda não é enorme e  os primeiros sintomas da gravidez desapareceram. Isso não significa que você não vai ter qualquer  desconforto, tais como acne, devido ao aumento da produção de sebo da pele. Se você perceber esse problema tenha o cuidado de lavar o rosto com um sabonete neutro duas vezes por dia  e ter o cuidado de usar para maquiagem e hidratação produtos oil free. Antes de tomar qualquer medicação ou usar cremes para acne, deve sempre consultar seu ginecologista.

Pode estar mais propensa às varizes:  com o andamento da  gravidez aumenta significativamente a pressão nas veias das pernas e os altos níveis de progesterona podem enfraquecer as paredes das veias agravando o problema. Para aliviar o desconforto e reduzir o problema,  você tem que fazer exercícios com as pernas, dormir sobre o lado esquerdo e usar meias elásticas. Sempre falando de veias, você pode perceber muitos vasinhos no rosto e pernas, estes são apenas antiestéticos, mas não trazem desconforto e devem desaparecer logo após o parto.

A partir desta semana, o crescimento do seu filho será mais lento. Seus órgãos e o sistema nervoso central ainda estão em desenvolvimento. O sistema digestivo do seu bebê, mesmo que não seja completamente eficiente está começando a fazer o seu trabalho, o intestino está começando a se contrair e relaxar  e seu filho agora é capaz de ingerir e absorver  através do líquido amniótico. Mesmo que pareça estranho ele beber o líquido amniótico, isso o ajuda  a desenvolver seu sistema digestivo.

E agora vamos falar de algo divertido, a este ponto da gravidez o seu bebê pode começar a soluçar. Acredite ou não, o soluço no útero é muito comum e não é um sintoma de mal-estar, geralmente começa neste período, você vai saber porque vai sentir como um segundo coração batendo dentro de você, com movimentos rítmicos num curto espaço de tempo, durante várias vezes ao dia.  Há mães que percebem os soluços até cinco vezes por dia, este é um sintoma que  tranquiliza,  porque significa o bem-estar do feto.

Esta semana você poderá fazer a terceira bateria de exames que forneçam uma análise completa de urina, hemograma, teste de Coombs indireto toxoplasmose, rubéola, controlar a pressão arterial e peso.

Nesta semana poderá também realizar uma ecografia morfológica. Esta ultra-sonografia é muito importante, porque fornece avaliação morfológica do tamanho do feto (biometria fetal), a instalação e estrutura da placenta, a quantidade de líquido amniótico, cervical, mas principalmente um estudo analítico de todas as explorações anatômicas, para excluir ou detectar a presença de malformações.

Sua barriga começa a ser cada vez mais evidente, e a ligação com o seu bebê está cada dia mais forte, agora você pode sentir distintamente os seus movimentos e, provavelmente já começou a conversar com ele.

Um conselho, seu instinto certamente vai fazer você muitas vezes acariciar a  barriga, bem,  é estranho dizer,  ginecologistas  aconselham as mulheres grávidas a não fazer esse tipo de mimo, na verdade estimula o útero a contrair-se,  por isso é bom estar atenta. Você já escolheu um nome para seu bebê?

22ª Semana de gravidez

Como você se sente agora?  Certamente do ponto de vista físico  está em sua melhor forma.    Psicologicamente se alternam momentos de emoção e momentos de ansiedade devido a aspectos da gravidez que não é capaz de controlar, isso é normal, mas é recomendável que você  compartilhe essas preocupações com o seu parceiro, ou mesmo com o seu ginecologista.

Você já começou a comprar alguma roupinha para o seu filho?  Lembre-se que nos primeiros meses, seu crescimento será acelerado e terá que efetuar várias trocas por dia, por isso o conselho é comprar muitas coisas  que não custem muito, especialmente calças e blusas separadas, macacões, e meias.

Durante esse período você começará a ver as estrias aparecem pela primeira vez em seu corpo, é um fenômeno muito comum, metade das mulheres vêem aparecer em seu corpo durante a gravidez. Devemos dizer porém, que em algumas mulheres se atenuam significativamente após o nascimento.

Nestas semanas poderá perceber que seu umbigo começa a  se sobressair, não tenha medo  porque voltará ao normal. Em qualquer caso, na gravidez não há leis específicas sobre o que pode acontecer ou o que não pode acontecer, por exemplo, enquanto o rosto de muitas mulheres é brilhante  por causa do aumento do volume sanguíneo, muitas experimentam um aumento na acne, devido aos elevados níveis de hormônio. Só precisa ter um pouco de sorte.

Seu bebê já pesa cerca de 430-450 gramas e tem  de 20-27 cm de comprimento. O pequeno parece com um récem-nascido nesta fase. Todos os seus órgãos estão continuando seu processo de desenvolvimento. O fígado começa a produzir enzimas que são necessárias para eliminar a bilirrubina. A bilirrubina que vem do sangue fetal passa através da placenta e sucessivamente  no  seu sangue para depois ser eliminada pelo fígado.

Se pudesse vê-lo notaria que no seu bebê os lábios e os olhos são distintos, a íris (parte colorida do olho) ainda não tem pigmentação, enquanto as pálpebras e sobrancelhas estão bem formadas. As raízes dos dentes estão formadas e podem ser vista logo abaixo da linha da gengiva. Nesta fase da gravidez ele está experimentando o sentido do tato, explorando seu rosto com as mãos e usando os braços e as pernas para remar na bolsa  amniótica.

Poderá fazer uma  ecografia morfológica. Esta ultra-sonografia é muito importante deve ser realizada por pessoal treinado e equipado com máquinas de alta precisão. Esta ultra-sonografia é chamada morfológica  justamente porque foi projetada para estudar a morfologia do feto,  para excluir ou detectar a presença de malformações. É executada nesse período específico   por duas razões, porque o feto está nas melhores condições de estudo, uma vez que a relação entre o tamanho fetal e da quantidade de líquido amniótico é o ideal.

O ultra-som fornece avaliação morfológica do tamanho do feto (biometria fetal), a instalação e estrutura da placenta, a quantidade de líquido amniótico, cervical, mas principalmente um estudo analítico de todas as explorações anatômicas.

23 a 25 Semanas de Gravidez

Fonte: Planeta Bebê

 

 

Assine a Newsletter

Junte-se às milhares de ma- mães que ficam mais informadas!

E-mail:

 

Inscrever Remover

Colunistas

Dra. Cinthia Cimatti Giovannetti Gouveia - CRO 8989, formada em Odontologia pela Unimar - Universidade de Marília-SP.
Formada em Medicina pela Universidade Oeste Paulista, a Dra. Ana Carolina Zeni, possui diversos cursos de Pós-graduação em Medicina Preventiva e Estética no Brasil e no exterior. site

Maria Cecília Mattos, psicóloga graduada pela PUC-Rio. Além do consultório particular, atua na área da Psicologia Perinatal. maternidadenodiva.com
Izaara Alvarenga é graduada em Nutrição, pela UNILAVRAS, em Lavras - MG. Cursa Especialização na UNESP, Botucatu - SP. Atua na Pastoral da Criança e no Lar Esperança e Vida Mateus Loureiro Ticle, de apoio ao portador de Câncer, em Lavras.
Stella Romanholli - Escreve e fala sobre gastronomia em jornais e programas de Rádio, no Estado de Goiás.
É Geógrafa pela UFGO, Pós Graduada em Saúde Pública pela Universidade Estácio de Sá RJ, Arte Terapeuta pela UCAM RJ, Gastrônoma pela Fac.Cambury GO.
Juliana Chaves Oliveira - Advogada OAB/PR 38.650
Especialista em Direito Contratual
julianacha@ibest.com.br