Home Saúde Saúde 35 a 37 Semanas de Gravidez
35 a 37 Semanas de Gravidez PDF Imprimir E-mail
Ter, 28 de Junho de 2011 17:51

35ª Semana de Gravidez

Este é o seu primeiro filho e agora que está na 35ª semana, você está pensando sobre como vai ser no dia do parto?  se será fácil ou não?  se vai durar pouco tempo ou se o trabalho será longo e sofrido. Mas você vai ver que as perguntas não param por ai, poderá fantasiar se será uma boa mãe e se será capaz de tomar tantas decisões importantes ao longo de sua vida.


Seus pés estão explodindo dentro do calçados, e também não suporta nem mesmo a aliança no dedo, você está cansada e gostaria de ver essas semanas voarem rápidamente. Agora que seu bebê está na posição cefálica poderá sentir cutucadas nas costelas com uma forte pressão da cabeça sobre o colo do útero que às vezes vai parecer que provoca pequenos choques. O peso do seu bebê junto com a ação de um hormônio chamado relaxina, te fazem andar um pouco insegura, este hormônio relaxa os ligamentos durante esta fase da gravidez para que os ossos pélvicos se alarguem tendo em vista o parto. O colo do útero está amolecendo sob o efeito das contrações  preparatórias para o parto.

Agora é a hora de controlar a bolsa que vai levar para o hospital, e planejar a gestão da casa e se tiver até o seu animal de estimação nos dias em que estiver internado. Prepare uma lista de perguntas a fazer ao seu ginecologista, você definitivamente terá muitas dúvidas sobre as várias fases do parto e é bom chegar a esse dia, com idéias claras e sem preocupações desnecessárias.

Seu filho nestas semanas adquire cerca de 30 gramas por dia, torna-se mais arredondado e pronto para enfrentar a vida fora do útero. Você pode sentir que agora está se movendo em uma maneira diferente por causa do pouco espaço a disposição.  99% dos bebês nascidos nesta semana podem sobreviver fora do útero, sem qualquer problema. Agora seu filho adquiriu ritmos precisos de dorme-acorda, isto é devido ao fato de que o seu sistema neurológico está bem desenvolvido, irá ajudá-la conhecer os hábitos de seu filho para entender se está tudo bem ou se há algo errado, sabendo mais ou menos quando está dormindo ou quando está acordado, você será capaz de detectar se está menos ativo e entender se é o caso de falar com seu médico.

 

Esta semana poderá fazer os exames finais de gravidez, aqueles que deverá levar na hora do parto: Exame de urina e cultura de urina, no caso de alta concentração de bactérias detectadas no exame anterior, hemograma, hepatite B antígeno C do vírus (HBsAg), ou vírus por hepatite C (anticorpos), Swab vaginal e retal – cultura para Streptococcus Beta-hemolítico do Grupo B, testes previstos pela não proteção (Toxoplasma, rubéola, citomegalovírus),  ECG, e controlar a pressão arterial e peso corporal. 

* Muitas mulheres são portadoras de Streptococcus beta-hemolítico do grupo B, que pode ser transmitido para o neonato no momento do nascimento.

36ª  Trigésima sexta semana de gravidez

Estamos na 36ª semana e a linha de chegada está cada vez mais próxima, quem sabe se você também como muitas outras mulheres vai sentir falta do barrigão. Certamente não sentirá falta dos enjôos, constipação ou do inchaço nas pernas. Você já providenciou o carrinho? Você colocou na bolsa o que te disseram para levar ao hospital?  Nestes dias você deve ter muita atenção para organizar tudo o que está faltando, e voltar a verificar se está tudo ok.

Agora que seu bebê enche completamente o seu útero, pode ter problemas para fazer uma refeição completa, se você não consegue comer muito, pode tentar dividir suas refeições em pequenas porções mais frequentes.

Se o seu bebê  já se encontra no canal do parto começará a perceber que a azia desapareceu, e você pode respirar melhor. Quando a criança se canaliza pode sentir uma forte pressão na pelve, isso pode causar desconforto ao caminhar e aumentar a vontade de ir ao banheiro com mais frequência.

Você sabia que existem  bancos de leite,  que recolhem o leite de mães que têm em abundância e doam a bebês prematuros e de alto risco internados em UTIs. Informe-se pode ser que você também possa participar desta iniciativa maravilhosa. (Bancos de leite humano do Brasil)


Também vai notar que as contrações Braxton Hicks são agora muito mais frequentes, agora você tem que prestar atenção para eventuais sinais do trabalho de parto e conversar com seu ginecologista. Normalmente, se chegou até aqui, você teve uma gravidez sem complicações, e o bolsa amniótica não rompeu, pode tranquilamente esperar  para ir ao hospital até quando não sentir as contrações a cada cinco minutos que duram pelo menos um minuto. Ao contrário, se não sentir o bebê mexer, perdeu água, e perde sangue  deve ir imediatamente ao hospital.

Seu bebê continua a ganhar peso, tem agora cerca de 48 cm de comprimento e pesa cerca de 2.800 gramas. Durante esse tempo, a criança perde tanto a penugem como a vernix caseosa que recobriu e protegeu o seu corpo por todos esses meses e os ingere junto com outras substâncias presentes no líquido amniótico. Esses elementos formam o mecônio, uma substância esverdeada que a criança vai evacuar nos seus primeiros movimentos intestinais. Desde o final desta semana o seu bebê é considerado um recém-nascido e quase certamente está em posição cefálica.

Esta semana você fará exames finais da gravidez:  exame de urina e cultura de urina, no caso de  bactérias detectadas no exame anterior,  antígeno do vírus da hepatite B (HBsAg), o vírus da hepatite C ( anticorpos), teste de Coombs indireto (se Rh negativo) testes previstos  (Toxoplasma, rubéola, citomegalovírus), vaginal e retal para pesquisa Strep B,  ECG e controlar a pressão e peso.


37ª  Trigésima sétima semana de gravidez

 

De agora em diante todos os dias é bom, para que seu filho venha ao mundo, por isso esteja atenta para qualquer sinal do trabalho e também para não se esforçar muito . Não é fácil distinguir as contrações preparatórias das contrações definitivas, muitas vezes à noite sentirá muitas e frequentes e você será tentada a fazer a mala e correr para a sala de emergência do hospital. Antes de tomar decisões precipitadas, se sentir muitas contrações, experimente tomar um banho quente, se forem as preparatórias vão passar, e se forem de trabalho vão se intensificar.

Dormir agora é só uma bela lembrança, a ansiedade e a barriga não te permitem  descansar e você está esgotada, pelo menos, tente não trabalhar muito duro durante o dia, você deve estar em forma para enfrentar o parto.

Dia após dia, as contrações Braxton Hicks estão se tornando mais frequentes e intensas, mas também mais dolorosas. Você também pode perceber um aumento na secreção vaginal, se você notar quando  se limpa ou na calcinha um muco riscado de sangue significa que você está perdendo o tampão mucoso e que o trabalho poderia começar dentro de poucos dias. Lembre-se de coletar os resultados de swab vaginal para a detecção de Streptococcus beta-hemolítico, e lembrar de levá-lo quando for dar à luz, porque se tivesse que ser positiva, o ginecologista durante o parto deverá administrar antibióticos para evitar que a bactéria passe para o seu filho.

Em mulheres grávidas o Streptococus grupo B pode causar infecção clínica, sendo na grande maioria uma colonização assintomática. Estudos revelam que a mulher com colonização pré-natal possui uma predisposição 25 vezes maior de dar a luz a criança com doença precoce por Streptococus grupo B. Desta maneira, o teste esta indicado para toda gestante no período entre 35 e 37 semanas de gestação como teste de triagem. Esta detecção torna-se importante para realização de antibioticoprofilaxia intra-parto, previnindo uma possivel infecção do recém-nato.   fonte: Hermes Pardini

Parabéns por esta semana, se tivesse nascido hoje, embora ainda faltam três semanas seus pulmões seriam totalmente maduros e pronto para a vida fora do útero. Agora seu filho é bastante redondo e só os pezinhos e as mãozinhas estão enrugados e ainda se assemelham aos de uma pessoa idosa. Muitas crianças nascem com a cabeça cheia de cabelo e não se surpreenda se seu filho não terá a sua cor de cabelo, as vezes acontece que  crianças nascidas de pais muito claros, nasçam muito escuras ou vice-versa. Se ainda não fez,  nestes dias, o seu bebê poderá descansar a cabeça no canal de nascimento e deixar você finalmente respirar com mais facilidade. 

Esta semana você poderá fazer os exames finais da gravidez, aqueles que deverá levar na hora do parto: exame de urina e cultura de urina,  antígeno do vírus da hepatite B (HBsAg), o vírus da hepatite C ( anticorpos), teste de Coombs indireto (se Rh negativo), exames (Toxoplasma, rubéola, citomegalovírus), vaginal e retal para pesquisa Strep B,  ECG e controlar a pressão arterial e peso corporal.

38 a 40 Semanas de Gravidez

Fonte: Planeta Bebê



 

Assine a Newsletter

Junte-se às milhares de ma- mães que ficam mais informadas!

E-mail:

 

Inscrever Remover

Colunistas

Dra. Cinthia Cimatti Giovannetti Gouveia - CRO 8989, formada em Odontologia pela Unimar - Universidade de Marília-SP.
Formada em Medicina pela Universidade Oeste Paulista, a Dra. Ana Carolina Zeni, possui diversos cursos de Pós-graduação em Medicina Preventiva e Estética no Brasil e no exterior. site

Maria Cecília Mattos, psicóloga graduada pela PUC-Rio. Além do consultório particular, atua na área da Psicologia Perinatal. maternidadenodiva.com
Izaara Alvarenga é graduada em Nutrição, pela UNILAVRAS, em Lavras - MG. Cursa Especialização na UNESP, Botucatu - SP. Atua na Pastoral da Criança e no Lar Esperança e Vida Mateus Loureiro Ticle, de apoio ao portador de Câncer, em Lavras.
Stella Romanholli - Escreve e fala sobre gastronomia em jornais e programas de Rádio, no Estado de Goiás.
É Geógrafa pela UFGO, Pós Graduada em Saúde Pública pela Universidade Estácio de Sá RJ, Arte Terapeuta pela UCAM RJ, Gastrônoma pela Fac.Cambury GO.
Juliana Chaves Oliveira - Advogada OAB/PR 38.650
Especialista em Direito Contratual
julianacha@ibest.com.br